A Preparação do Peregrino a Pé

por  WALTER JORGE

Línguas


Como estamos no Brasil, acreditamos que você fala português e por isso vai ter minimizado o seu problema com línguas. Não vá pensando que o espanhol "é bico" e que você vai se dar bem. Muito provavelmente você vai dar mais gafes do que gostaria. E pior, nas horas menos propícias. Faça um curso intensivo de espanhol. Leia bastante em espanhol e não ouse escrever, prefira falar, procurando aprender determinadas palavras que são completamente diferentes das pronunciadas e escritas em português, como os dias da semana:

Português Espanhol
Segunda-feira
Lunes
Terça-feira
Martes
Quarta-feira
Miércoles
Quinta-feira
Jueves
Sexta-feira
Viernes
Sábado Sábado
Domingo Domingo

E outras como:

Português Espanhol
cachorro
perro
garfo
tenedor
pêssego
melocotón
faca
cuchillo
morango
fresa
copo vaso
melancia sandía
calça
pantalón
frango pollo
sobremesa postre
presunto jamón
lençol sábana

E muitas outras, procure aprender e verá que você ficará mais livre para se comunicar e aprender sobre o Caminho e sobre a região.

Não caia na ilusão de o inglês é uma língua universal, falada e compreendida em todo lugar, você vai concordar: primeiro por que os espanhóis dos pueblos não estão nem aí para o inglês e segundo porque depois dos espanhóis, os franceses são os que mais fazem o caminho. Eles em geral têm um espanhol bastante bom e não fazem a mínima questão de confraternizar com aqueles que estão por lá e sequer se deram ao trabalho de aprender a língua do país. Por que serviriam os franceses de intérpretes ou se submeteriam a serem mal compreendidos, quando o interlocutor, que é a parte interessada, está à vontade, falando a própria língua?

Conclusão: aprenda a falar um pouco o espanhol, você se sentirá mais seguro na sua peregrinação.