Uma Condessa bem brasileira

por Zerob Peregrino

Quem já fez o Caminho de Santiago conhece este monumento, da imagem ao lado. É o monumento dedicado ao Encontro dos Caminhos de Santiago e está localizado no alto do Monte do Gozo.

O que quase ninguém sabe é que este monumento é de uma artista brasileira: a Condessa Yolanda D'Augsburg.

Ela nasceu no Rio de Janeiro, no bairro da Urca, e é a responsável, não só por este monumento no Caminho, como também por mais dois outros.

Na verdade, os três últimos monumentos do Caminho de Santiago são de sua autoria.

Yolanda tem uma vida inteira dedicada à arte. Sua obra está espalhada por todas as partes do mundo. São dela os Monumentos à Paz que estão na ONU, em Nova York e en Madrid.

Monumento a Santiago - Aeroporto de Lavacolla
Arco das Estrelas - Santiago de Compostela

A Yolanda D'Augsburg Rodrigues, Condessa von Lis Augsburg y Ulm, que é a escultora dos monumentos à Paz em Nova York, Madrid, Houston, cursou a Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro e iniciou seus estudos de pintura na Itália, onde cursou também História da Arte na Universidade de Roma, doutorando-se em Arte Etrusca. Se dedicou ao estudo de Goya na Universidade de Madrid e completa o curso de Belas Artes na Real Academia de San Fernando. Trabalhou com destacados mestres como Giácomo Manzú, Henry Moore, Vasallo, Toledo, Medina, Cruz Molina, etc.

Yolanda D'Augsburg tem uma larga trajetória no mundo da arte, o que pode ser comprovado pela sua relação de Exposições Coletivas, Individuais, Monumentos, Museus e Participação em Coleções Privadas.

Com S. M. Rei Don Juan Carlos I e com os Barões Thyssen Bomenisza, na ocasião da inauguração do seu Monumento da Paz, em Madrid
Com S.S. o Papa João Paulo II, que escuta suas explicações sobre a escultura de Santiago Apóstolo, de autoria da artista, que o Papa recebeu dos Reis de Espanha, em sua visita à Santiago de Compostela
No Hostal dos Reis Católicos, em Santiago de Compostela, na ocasião da inauguração da exposição da artista, com S.A. Real o Príncipe de Asturias, Don Felipe de Borbón, D. Manuel Fraga, presidente da Xunta de Galícia e outras autoridades

E tem mais:

E tem muito mais ainda...