Diário de um Caminho

por Edson Duffles Teixeira e Maria do socorro duffles teixeira

Edson é Engenheiro Eletricista e Maria do Socorro é Psicopedagoga. Fizeram o Caminho em 2010 e agora, para comemorar seus 50 anos de casados, resolveram oferecer a todos o livro que escreveram. Repleto de detalhes e emoções a cada passo da jornada, "Diário de um Caminho" vai levar a todos o sentimento peregrino da união, do despojamento e da entrega à aventura em busca do sagrado.

Não existem palavras para descrever nossa emoção, nossa gratidão a Deus e a Santiago, por tudo que vivemos.

Cinquenta anos de casados: 11/07/1970 – 11/07/2020
Esse é o nosso presente a você!
Edson e Socorro

Introdução

Após muito sonhar, decidimos fazê-lo, mas julgávamos que precisaríamos de 40 dias, entre o Caminho e a viagem de antes e depois. E todo este tempo fora do trabalho parecia muito difícil.

Finalmente resolvemos que teria que ser no ano de 2010, quando completaríamos 40 anos de casados. Seria uma "Lua de Mel", no mínimo, diferente.

Passaram-se mais 10 anos. Estaremos completando 50 anos de casados no dia 11 de julho de 2020.

Programamos uma série de comemorações, até que apareceu a pandemia da Covid-19. Tivemos de adiar toda a programação e, na verdade, não sabemos se poderemos realizar todo o programado. E ficamos em casa! 

Ficando em casa, ficamos procurando o que fazer. Além de toda a atividade física que estamos fazendo, estamos dando uma geral em tudo na casa. E nos deparamos com as lembranças do Caminho de Santiago de Compostela. Quando fizemos o Caminho, dentro do nosso ritual diário, havia o registro em um site que preparamos sua base antes de viajar. Muitos familiares e amigos nos acompanharam diariamente, e isso nos dava mais força para seguir em frente, dia após dia.

Desejávamos há muito transformar esse site em um livro, mas nas mudanças que passamos nesses últimos dez anos, havia ficado esquecido em um canto da memória.

Decidimos, então, aproveitar essa disponibilidade forçada para realizarmos o sonho de escrever esse livro.

...

Silêncio e gentileza andam juntos. Mesmo famílias ou grupos falam baixo (quando o fazem) em respeito a quem deseja ficar consigo mesmo. Quando ultrapassamos alguém ou somos ultrapassados, até pelos muitos ciclistas, sempre se ouve a saudação “buen camino”. O Caminho é feito do silêncio. Após às 21, 22 horas ele ainda é bem maior. Todos se recolhem, mesmo sendo dia claro, pois a noite chega tarde, depois das 22 horas. Dorme-se bem e com silêncio total, em geral.
...

Clique aqui para baixar o livro completo

Visitem o site do casal Duffles em:

Peregrinação - Santiago de Compostela